Técnicas podem fazer com que o Nubank Cancele o Cartão

Publicidade

Fraudes relacionadas ao pagamento da fatura do cartão de crédito Nubank podem fazer com que o produto seja bloqueado.

O Nubank está impedindo que os clientes que usam técnicas para saldar contas ofereçam cartões de crédito. O banco digital informou que, se for detectada fraude, ele apenas continuará cancelando o produto, sem fornecer desculpas anteriores aos usuários.

O que aconteceu é que alguns clientes estavam utilizando carteiras digitais como Mercado Pago, PicPay ou RecargaPay para pagar as faturas através do próprio limite do cartão de crédito. Portanto, o pagamento do valor devido pode ser postergado sem a incidência de juros e demais despesas financeiras.

Ao retirar o cartão em uma carteira digital, os usuários também podem usar a linha de crédito do próprio produto fintech para depositar dinheiro em sua conta Nubank por meio de notas bancárias. A carteira digital permite o cadastramento dos cartões utilizados nas lojas físicas e digitais, boletos, pagamentos por QR codes e recargas de celular.

Publicidade

Nubank comenta advertência

Em comunicado oficial, o banco digital enfatizou que essa prática pode resultar no cancelamento do cartão. “Usar o cartão para pagar a própria fatura ou para fazer um depósito em NuConta pode ser considerado impróprio e pode resultar no congelamento ou cancelamento do cartão.”

De acordo com a empresa fintech, o comportamento representa um comportamento “inadimplente” entre o cliente e o banco, e o comportamento só pode ser cancelado com a emissão de um aviso com cinco dias de antecedência sem maiores explicações. A empresa afirmou ainda que se trata apenas de um alerta sobre o uso incorreto de carteiras digitais e não contra o seu uso.

Publicidade

Publicidade

Essa abordagem minou o modelo de negócios de Nubank, que agora cobra uma taxa de crédito rotativo mensal de 2,75% a 14%. O banco também concede empréstimos a uma taxa de juros de aproximadamente 4,13% ao mês para quem não consegue pagar suas contas.