Início » 5 erros mais comum que uma pessoa comete ao escrever um currículo

5 erros mais comum que uma pessoa comete ao escrever um currículo

Publicidade

Se você envia um currículo, mas ninguém se interessa e você não é convidado para uma entrevista, a pergunta é: Por que não fui selecionado?

Publicidade

A resposta pode estar no seu currículo, afinal, esse é o primeiro passo para abrir a porta para a tão esperada posição.

Lembre-se: o seu currículo é o seu “cartão de visita” profissional para a empresa.

Portanto, um currículo bem elaborado, prático e autêntico pode colocá-lo à frente de alguns concorrentes, mas tome cuidado com o que incluir no currículo.

Agora deixe-nos dar algumas dicas que você não pode seguir e você nunca vai errar ao preencher seu currículo.

Erro 1: digitação e gramática:

Prepare um Curriculum de português sem erros, pois podem ser fatais no processo de avaliação. A primeira falha do candidato já é óbvia. Evite causar uma má impressão imediatamente. Leia várias vezes com calma e use o verificador gramatical automático. Se tiver alguma dúvida, consulte o verificador gramatical automático.

Publicidade

Peça a uma pessoa de confiança para revisá-lo. É muito importante que nenhum erro de digitação ou gramatical seja ignorado. Como diz o ditado: O que resta é a primeira impressão.

Erro 2: Omitir dados:

Seja sempre sincero e verdadeiro, e nunca esconda fatos importantes, pois podem atrapalhar o seu currículo. Sempre destaque suas principais atividades e experiência profissional, e sempre informe a data. Se acontecer de você ficar bloqueado por um período de tempo, denuncie mesmo assim.

Não é bom esconder o seu desemprego. Se você for demitido, explique o verdadeiro motivo. Se os recrutadores perceberem que faltam dados que podem ser importantes para a entrevista, eles podem suspeitar.

Publicidade

Erro 3: Tamanho e informações do currículo:

Não bagunce seu currículo com muita informação. Se você já tem experiência profissional, coloque até duas páginas. Se você começar sua carreira agora, por favor, coloque uma página. Os recrutadores não têm muito tempo para analisar currículos cheios de fatos irrelevantes. Lembre-se de que os recrutadores não têm muito tempo para analisar currículos que são muito “decorativos”. A ideia é ser pragmático e objetivo nas informações para conquistá-las e mostrar como sua experiência profissional agrega valor à empresa. Sempre use uma única fonte para preencher seu currículo, prefira o tradicional Arial ou Times e não use cores e formatos extravagantes.

O currículo deve ser um documento de fácil visualização e leitura rápida. Se quiser entregar seu currículo, coloque-o em uma pasta ou envelope, coloque a data e assine.

Erro 4: o perfil não corresponde à sua posição:

Não queira postar informações pessoais que não correspondam à sua vaga de emprego. Se você mal consegue ligar o computador, é inútil se candidatar a um emprego de digitador. Sempre mantenha o bom senso e candidate-se a cargos que realmente atendam às suas qualificações profissionais.

É muito desagradável para você ser convocado para uma entrevista para um cargo em que não tem experiência, mas acha que pode ter uma chance. Não corra riscos, porque na maioria das vezes, o tiro sairá pela culatra. Economize o tempo dos recrutadores. A honestidade é para sempre.

Erro 5: Currículos desatualizados:

Muitas vezes, você faz cópias do seu currículo, essas cópias ficam guardadas. Ao encaminhá-las para a empresa, algumas informações, como telefones, endereços e e-mails, ficam desatualizadas.

Antes de enviar seu currículo para a empresa, verifique-o. Se quiser, coloque as redes sociais no seu currículo, mas tome cuidado com o que postar, pois isso pode funcionar contra você durante o processo seletivo.

Marque para não perder a tão esperada vaga por falta de atenção. Antes de enviar, verifique novamente todas as informações contidas em seu currículo.

Publicidade

Com essas dicas, espero que você possa preparar um currículo informativo e verdadeiro, para conseguir a vaga que tanto esperava.

0

Carregando o Site…