Governo Federal vai dar 600 Reais em assistência a um grupo de pessoas; Saiba Mais

Publicidade

Conforme a pandemia de Covid-19 avança, muitas pessoas perdem seus empregos e param de estudar. Hoje, um grupo formado principalmente por jovens, denominado “nem-nem”, cobre milhões de cidadãos em todo o Brasil.

Para atingir esse grupo de pessoas e promover a inserção dos jovens no mercado de trabalho, a equipe econômica do governo federal pretende cooperar com a iniciativa privada para a geração de benefícios. Explicamos abaixo tudo o que você precisa saber sobre o próximo programa.

O que é Bônus de Inclusão ?

Segundo entrevista recente do ministro da Economia, Paulo Guedes, uma das novidades que o governo federal pretende apresentar em 2021 é o programa de qualificação profissional, que visa promover a inserção de jovens e trabalhadores informais no mercado de trabalho formal.

Para estimular essa tolerância, nossa ideia é divulgar o programa por meio de bolsas de treinamento. Ou seja, o plano reunirá esforços do governo federal e iniciativas de empresas parceiras.

Publicidade

Incluir valor do bônus

Segundo Guedes, o novo plano paga 600 reais por mês para jovens e trabalhadores informais que serão capacitados pela empresa. O Governo Federal pagará R $ 300 por meio do Bônus de Inclusão Produtiva (BIP).

Publicidade

Os outros 300 reais serão custeados pela própria empresa por meio do Bônus de Incentivo à Qualificação (BIQ). A medida beneficiará trabalhadores informais e jovens trabalhadores e empresas, que terão maior relevância social e receberão outros incentivos.

As empresas participantes

Até o momento, o governo federal não divulgou a lista de empresas que desejam participar do programa de bônus inclusivo. No entanto, Paulo Guedes garantiu que grandes empresas como o McDonald’s manifestaram interesse no programa BIQ.
O plano deve abranger cerca de 2 milhões de trabalhadores em poucos meses e fornecer um contrato de qualificação profissional de um ano. Por meio dessa iniciativa, os jovens terão a oportunidade de cursar pós-graduação e ingressar no mercado de trabalho formal.
“Esta é a formação no mercado de trabalho. O Ministro da Economia vai desempenhar o seu papel durante o emprego”, afirmou o Ministro da Economia num discurso no “Cadastro Geral de Emprego e Desemprego” (gaiola).

Quando o Programa de Recompensa Inclusiva será lançado?

Questionado sobre a expectativa do programa de “bônus inclusivo” no mercado de trabalho, Paulo Guedes disse que o programa será lançado “em breve” e não foi oficialmente anunciado porque o governo ainda está ajustando a situação financeira do programa.

“Temos recursos para começar este ano. No entanto, o ministro da Economia não emitiu um contrato de seis meses, mas tentou encontrar a fonte do próximo ano para que pudesse virar contrato por pelo menos um ano”.

Publicidade

Informações mais detalhadas sobre o programa de recompensa inclusiva, como relação das empresas participantes, perfis das empresas cadastradas e possíveis links para cadastramento, deverão ser divulgadas pela equipe econômica do governo nos próximos meses.